Esporte

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no estádio

Assim como foi preciso lutar por espaço em muitas áreas, sejam elas pessoais ou profissionais, as mulheres também precisam lutar para poder frequentar os estádios de futebol. Preconceito e assédio são situações comuns enfrentadas por elas. Para mudar isso, grupos se reúnem para se fortalecer no mesmo objetivo. Movimentos assim estão ganhando cada vez mais voz no país.  

Recentemente, a #TorçaComoUmaMulher invadiu as redes sociais. A hashtag fazia parte de uma ação promovida por grupos de mulheres torcedoras de times de norte a sul do Brasil. Com mensagens parecidas e usando cores em referência a seus clubes, elas propagaram mensagens para fortalecer a presença feminina nas bancadas de estádios.

Nessa semana, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), o Globo Esporte exibiu duas reportagens especiais com torcedoras dos quatro principais clubes do estado de São Paulo. Corintianas, palmeirenses, santistas e são-paulinas se uniram para contar experiências e dar força umas às outras.

A rivalidade foi deixada de lado, como se não existisse. As Verdonnas, grupo formado por torcedoras palmeirenses, inspiraram o surgimento da torcida Movimento Alvinegras. A Bancada das Sereias representa o Santos e a Sãopraelas representa o São Paulo. “Antes de nós sermos rivais, nós somos mulheres e estamos lutando pela mesma causa”, disse uma das torcedoras do Palmeiras.

Ao redor do país, outros times homenagearam suas torcedoras, como forma de chamar cada vez mais elas para perto. O Avaí, time da capital catarinense, entrou em campo com uma camisa estampada com o slogan “Ela quer, ela pode” na parte da frente. Na parte de trás, palavras estampadas como amor, carinho, respeito, empoderamento e outras.

Jogadores do Avaí entraram em campo com uniforme homenageando elas. Foto: Avaí FC

O crescimento das ações e também a grande presença das mulheres, cada vez mais notável nos estádios de futebol, demonstra que ninguém vai deixar de fazer o que gosta. A resistência sempre fez parte do existir delas e não poderia sem diferente em algo que desperta tanta paixão.

Neste dia, torça como uma mulher, apoie seu time do coração como uma mulher, vista a camisa como uma mulher. Faça pelo seu time, porque lugar de mulher é sim onde ela quiser.

0 comentário em “Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no estádio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: