Filmes|Séries|TV

Análise | Game of Thrones – S08 Ep06

Desfecho da série deixou a desejar pelo roteiro fraco


Game of Thrones adquiriu sucesso ao longo do tempo com tramas profundas e debates ideológicos, centrados em personagens cativantes que lutavam consigo mesmos pelo poder. Todos os acertos parecem ter sido ignorados pela equipe da HBO, já que o episódio “O Trono de Ferro” encerrou a série não de forma agridoce como prometiam, mas de um jeito totalmente amargo.

Quando o episódio começa, algo estranho já se nota. Tyrion, que esteve apagado por inúmeros episódios, finalmente recebe outro tempo de destaque e o ator Peter Dinklage consegue entregar uma atuação fiel ao personagem. Ainda surge sua decisão de não apoiar Daenerys, que proporciona diálogos rasos demais com Jon Snow na prisão.

A Rainha Dragão não ficou enlouquecida exatamente como seu pai, mas foi sim corrompida pelo poder conquistado. Aqui é possível fazer uma analogia com a série em si. GoT alcançou o poder com milhares de fãs ao redor do mundo e enlouqueceu na hora de amarrar os pontos para a conclusão. Todas as tramas com ramificações foram resumidas em linhas gerais para realizar um desfecho de seis episódios na oitava temporada, com desdém para pontos até então importantes – a história do Rei da Noite e o Azor Ahai, por exemplo.

O que mais empolgou no episódio foram as cenas de Drogon, com enquadramentos poéticos e que agregaram – e muito – visualmente. Não é exagero afirmar que o dragão foi o melhor personagem desta conclusão. A cena da besta após Jon Snow matar Daenerys foi impressionante, com o derretimento do Trono de Ferro e a partida para longe dali com sua mãe já morta. Você concorda que destacar um animal em uma série que foca principalmente em humanos é um tanto quanto estranho?

Nas entrelinhas: a morte do bendito trono, que era centro da política presente no enredo, passou a ideia de que nós espectadores estávamos o tempo todo com olhos voltados para o lugar errado. Até que eu e você fomos enganados por este tempo, mas muito em função de um roteiro que desandou.

Após isso, o episódio cai drasticamente e chega a ser ridículo o rumo que foi traçado. A escolha de Bran Stark para assumir o papel de rei foi coerente, porém totalmente apressada e com Tyrion no papel de “conselheiro” principal para a decisão. Foi destoante assistir vários figurões reunidos para ouvir um personagem preso e malvisto pelo povo, ainda que inteligente. As soluções para concluir os arcos são incongruentes com toda a essência medieval, fantástica e profunda apresentada até aqui.

Os Imaculados e Dothrakis são exemplos da inutilidade aplicada a núcleos de personagens. Feito baratas tontas, todos culminaram para seus finais mais previsíveis: a aceitação de que sua rainha morreu e que estão sob novos comandos, em busca justiça e de novas terras para o povo. Até nestes momentos mais secundários, houve a presença de textos pífios. Bato na tecla do roteiro mal amarrado e pobre pois a série nunca se propôs a ser assim tão maniqueísta entre o que é certo e errado.

O Norte fica independente outra vez, agora com Sansa no comando. Arya parte na exploração para o oeste de Westeros. Snow é condenado, pelo assassinato de sua amada Dany, a se juntar aos Selvagens para longe da Muralha. O bastardo/Taragaryen reencontra o fiel lobo Fantasma, agora de maneira adequada e é isto. Conclusões preguiçosas dos showrunners David Benioff e Dan B. Weiss para uma série que poderia conquistar o posto de maior de todos os tempos. No fim das contas, Game of Thrones não soube administrar a própria glória para encerrar sua história decentemente.

NOTA: 7,5.


Nos siga nas redes sociais: InstagramFacebook Twitter

Anúncios

0 comentário em “Análise | Game of Thrones – S08 Ep06

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: